Menos consumo e mais conserto

Cuba tem características que parecem deixar a sociedade mais resiliente às crises ambientais e econômicas. É um país com menos dependência da economia externa. Uma sociedade que aprendeu a reutilizar, reciclar e consertar.

Houve bom favorecimento econômico por parte da União Soviética, da Revolução até 1990. Com a queda do muro de Berlim - el período especial - e através do bloqueio econômico imposto pelos EUA, Cuba passou por dificuldades para seu "sustento".

Através disso, com sua base materialista, foi estruturada uma sociedade que consome menos e conserta mais. Por toda Cuba há diversos carros e equipamentos antigos funcionando perfeitamente.

A solidariedade e o princípio do "compartilhar" são muito fortes em todos lugares por onde pedalamos. Foi lindo observar isso. Mesmo assim, os cubanos mais velhos com quem conversamos ainda disseram que a solidariedade cubana já não é mais aquela dos tempos iniciais da Revolução.


Em alguns locais há racionalização de água por algumas horas do dia



Loja exclusiva para Cubanos.  Algumas coisas são cedidas pela caderneta, pela qual o governo fornece o básico para as famílias, e outras são vendidas em moeda nacional com um preço bem acessível.


Conserto de tesouras e relógios, em muitos lugares se encontra conserto para quase tudo.

Conserto de carros. Cuba tem um grande talento para consertar carros, principalmente os antigos, dos anos 60-70.
Conserto de bicicleta


Comércio simples

Pequenas vendas de produtos industrializados
Lanchonete

Muitos Sebos
Prateleiras com poucos produtos.
 Se nosso valor maior é a vida, poucos avanços importarão antes que se tenha o respeito fundamental à vida. Nenhum bem de consumo, nenhum serviço disponível, nenhuma nova tecnologia pode servir de mérito a um país antes que a vida esteja segura e não valha menos que a última moda.